quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

consórcio de obras de arte

Forma de aquisição de obras de arte, muito em voga nas décadas de 1980 e 1990, foi o consórcio, onde um grupo limitado de interessados na obra de um determinado artista se reunia e, através de sorteios que determinavam, ao longo de um tempo pré-definido, quem e quando cada participante receberia o trabalho, pelo qual pagava em parcelas iguais e mensais, enquanto durasse o consórcio.
Essa forma de aquisição, abandonada durante um tempo, volta agora com algumas modificações, sendo a principal delas, o fato de que não existe mais o sorteio, mas, a possibilidade de cada participante escolher, em data estabelecida, a obra que mais lhe agrada, recebendo assim, por antecipação o trabalho de seu artista preferido, iniciando então o pagamento que se estenderá, em parcelas iguais e sem acréscimos, durante o tempo estipulado.
No mês de outubro de 2008, o Beco das Artes retomou essa forma de divulgação da obra de artistas goianos, com o bem recebido consórcio de telas do artista Roos de Oliveira, onde dez trabalhos foram apresentados e adquiridos por colecionadores interessados no trabalho do artista.
No momento, é o trabalho de Fernando Costa Filho que se apresenta aos interessados em participar de um novo consórcio. Os dez trabalhos já se encontram em exposição, podendo o interessado fazer a reserva daquele que mais lhe agradar.

Um comentário: